A Câmara Municipal de Baião adquiriu, no dia 26 de fevereiro, um novo terreno na Serra da Aboboreira, aumentando para 18,69 hectares a área sob gestão municipal. O investimento, no valor de 21.773,36 euros, contempla uma área de aproximadamente 4 hectares, dando continuidade à estratégia de ordenamento territorial, com especial foco nas zonas de montanha.
Investimento superior a 104 mil euros em terrenos florestais
Com esta aquisição, o município totaliza um investimento acumulado de cerca de 104 mil euros na Serra da Aboboreira. Além disso, foram adquiridos terrenos nas encostas da Serra do Castelo e um terreno de 2 hectares no Monte de Tuaraz, na Freguesia do Gôve, destinado à construção de um ponto de água para apoio a meios aéreos e terrestres no combate a incêndios rurais.
No âmbito da estratégia municipal de gestão territorial, a autarquia adquiriu ainda, em 2021, um terreno de 2,7 hectares junto à Zona de Lazer Fluvial da Fraga do Rio, localizada na União das Freguesias de Campelo e Ovil.
Reflorestação e ordenamento da paisagem
A Serra da Aboboreira tem sido alvo de ações de reflorestação, incluindo uma intervenção realizada a 22 de novembro, integrada no Dia da Floresta Autóctone. A iniciativa, que visou a recuperação de uma área afetada por incêndios, contou com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que doou cerca de 3 mil árvores.
Criação de Área Integrada de Gestão da Paisagem
A autarquia está a desenvolver a Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP), anteriormente designada por Zona de Intervenção Florestal (ZIF). Este projeto, inserido na estratégia “Baião Destino Sustentável”, pretende reforçar a gestão e ordenamento da paisagem, promovendo a resiliência aos incêndios, a valorização do património natural e o desenvolvimento da economia rural.