O músico e percussionista João Pedro Lourenço, natural de Cinfães, estreia o espetáculo “Ressonâncias Climáticas: A Sinfonia das Esferas Percussivas” no Festival SOXXI, em Canals – Valência, no próximo dia 13 de abril.
Esta obra, concebida em coautoria com o compositor e improvisador Vítor Rua, é a segunda ópera para percussão criada especificamente para João Pedro Lourenço. O espetáculo combina percussão solo, luminotecnia, prosa, poesia, eletrónica e vídeo, contando ainda com a participação do ator João Reis, responsável pela declamação dos textos em prosa.
No dia seguinte à apresentação, João Pedro Lourenço e Vítor Rua realizarão uma conferência no Conservatório de Carcixent (Valência), abordando os temas “Novos trabalhos para percussão solo” e “Sonosfera: A dimensão filosófica e científica do som”.



Uma experiência imersiva sobre a interconexão entre arte, natureza e cosmos
“Ressonâncias Climáticas: A Sinfonia das Esferas Percussivas” propõe uma experiência sensorial e intelectual única, explorando a relação entre o ser humano, a natureza e o cosmos. Inspirado na Teoria das Cordas da física quântica e na antiga ideia da Música das Esferas, o espetáculo apresenta seis secções distintas, cada uma dedicada a um elemento natural ou paisagem sonora – da água ao fogo, do vento às florestas, do ambiente urbano ao universo.
Através de técnicas avançadas de percussão e processamento sonoro, a obra reflete sobre a fragilidade do planeta e as crises ambientais, transformando estas preocupações em arte e reflexão.