Nos dias 20 e 21 de março, decorre a quarta edição das Jornadas do Ambiente de Paredes, promovida pelo Município de Paredes e pelo Agrupamento de Escolas de Vilela. O evento inclui mais de 25 atividades centradas na sustentabilidade ambiental, envolvendo seis Eco-Escolas de Vilela e Rebordosa.
O programa destaca iniciativas como a plantação de árvores autóctones no Parque do Rio Ferreira, em colaboração com o Destacamento Territorial da GNR de Penafiel/SEPNA, workshops, palestras, conferências, eco mostras e uma ação de plogging para recolha de resíduos nas margens da ribeira do Pego, em Vilela.
A sessão de abertura está marcada para 20 de março, às 14h30, na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, contando com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, e do Vereador do Ambiente, Francisco Leal.
A conferência “Floresta: Importância, Impacto e Gestão” terá início às 15h00, com intervenções de especialistas como Teresa Pera (Serras do Porto), Domingos Lopes (UTAD), Miguel Rodrigues (Proteção Civil de Paredes) e Marisa Barros (Fenabel).
Os workshops iniciam às 17h00, abordando temas como alimentação saudável e sustentável, fotografia noturna no Parque do Rio Ferreira e técnicas de controlo da vespa velutina. A programação inclui ainda uma prova de orientação noturna no mesmo parque.
No Dia Mundial da Árvore, 21 de março, realizam-se ações de caminhada e plantação de árvores autóctones, com destaque para atividades no Cruzeiro de Meda, em Lordelo, em parceria com o Rotary Clube de Paredes. Estão ainda previstas dinâmicas como duatlo pela natureza, renovação do habitat natural e recuperação de pomares.
O programa completo pode ser consultado em: www.cm-paredes.pt.

Fotografia: CM de Paredes