A igreja do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, em Resende, recebe no próximo sábado, 22 de março, às 18h15, um concerto do ensemble ars Ad Hoc. O evento, de entrada livre, faz parte da programação cultural do monumento e conta com o apoio da Rota do Românico, do Banco BPI, da Fundação ‘la Caixa’, da Cision e da Direção-Geral das Artes.
O programa do concerto inclui a interpretação de três obras: o Quarteto de Cordas de Maurice Ravel, assinalando o 150.º aniversário do nascimento do compositor, o Quarteto de Cordas n.º 1 da compositora Mariana Vieira e uma obra do compositor Oscar Bianchi.
O ars Ad Hoc será representado pelos músicos Matilde Loureiro e Diogo Coelho nos violinos, Francisco Lourenço na viola e Gonçalo Lélis no violoncelo.


O ensemble ars Ad Hoc
Fundado em 2018, o ars Ad Hoc dedica-se à música de câmara e realiza apresentações regulares em locais como a Fundação de Serralves, no Porto, e o Teatro Aveirense, em Aveiro, no âmbito das bienais promovidas pela associação Arte no Tempo. O grupo tem participado em diversos concertos ao longo do ano em diferentes espaços culturais.
Mosteiro de Santa Maria de Cárquere e a Rota do Românico
O concerto terá lugar no Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, um Monumento Nacional integrado na Rota do Românico. Esta rede patrimonial abrange atualmente 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
A Rota do Românico desenvolve atividades nas áreas da investigação científica, conservação do património, dinamização cultural, educação patrimonial e promoção turística.

Mais informações podem ser consultadas em: Rota do Românico.