Início » Plano Floresta 2050 prevê investimento de 6.500 milhões de euros em 25 anos

Plano Floresta 2050 prevê investimento de 6.500 milhões de euros em 25 anos

por admin
Plano Floresta 2050 prevê investimento de 6.500 milhões de euros em 25 anos

No Dia Internacional da Floresta, foi apresentado o Plano Floresta 2050, um instrumento estratégico que prevê um investimento de 6.500 milhões de euros ao longo dos próximos 25 anos. O objetivo passa por transformar a gestão da propriedade florestal, fortalecer a resiliência contra incêndios e promover boas práticas no setor.

O plano reconhece os desafios enfrentados pelos territórios rurais, que representam 14% da população portuguesa(cerca de 1,5 milhões de pessoas), e que lidam com a fragmentação da propriedade florestal. Estima-se a existência de 3,5 milhões de prédios rústicos em heranças indivisas, o que representa um número três vezes superior à população residente nessas áreas. As ameaças incluem alterações climáticas, espécies invasoras e incêndios rurais.

Plano Floresta 2050 estabelece 19 medidas e 154 ações estratégicas para melhorar a gestão e conhecimento da propriedade florestal, valorizar a atividade florestal, incentivar a inovação e reforçar a resiliência da floresta contra incêndios, pragas e espécies invasoras. A simplificação dos processos administrativos também está entre os objetivos.

Na apresentação do plano, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, destacou a importância de coordenar esforços entre os vários setores da sociedade para garantir uma floresta mais sustentável e resiliente. A iniciativa conta com contributos dos setores do ordenamento do território, agricultura, ambiente, educação e investigação.

A floresta ocupa 69% do território nacional, envolve cerca de 92 mil trabalhadores e gera uma contribuição de 2,6 mil milhões de euros para a economia portuguesa.

Estiveram presentes na cerimónia de apresentação a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, vários autarcas e representantes de entidades envolvidas na elaboração do plano.

Fotografia de capa: Freepik

Também poderá gostar de

Escrever um comentário