Início » Conservação de 14 Imóveis da Rota do Românico Candidatada ao NORTE 2030

Conservação de 14 Imóveis da Rota do Românico Candidatada ao NORTE 2030

por admin
Conservação de 14 Imóveis da Rota do Românico Candidatada ao NORTE 2030

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) realizou na passada sexta-feira, 4 de abril, a 15.ª Reunião Ordinária do Conselho Diretivo e a 12.ª Reunião da Assembleia Intermunicipal da instituição. As sessões foram presididas, respetivamente, por Jorge Ricardo, presidente da Câmara Municipal de Amarante, e Manuel Garcez Trindade, presidente da Câmara Municipal de Resende.

Um dos principais pontos abordados foi a submissão da candidaturaRotas do Norte: Conservação e Salvaguarda do Património da Rota do Românico – Douro e Tâmega” ao aviso “Cultura – Iniciativas Âncora Regionais (Rotas do Norte)”, com um investimento total de 2.856.000 euros.

A candidatura contempla 31 ações de natureza maioritariamente infraestrutural, com foco em trabalhos de empreitada, conservação e restauro, incidindo sobre 14 imóveis localizados nos municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende, todos integrados na Rota do Românico.

Os imóveis em causa foram reconhecidos com o Selo “Rotas do Norte”, na tipologia “Românico a Norte”, atribuído pela CCDR NORTE e pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, no âmbito de uma estratégia de promoção do Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas na Região Norte.

Esta iniciativa integra-se no trabalho continuado da AMDT desde 2010, no domínio da valorização e preservação do património cultural da região do Douro e Tâmega, assumindo novamente o papel de entidade promotora no âmbito do programa NORTE 2030.

Para mais informações sobre a Rota do Românico: https://www.rotadoromanico.com

Mais sobre a AMDT: https://www.amdt.pt

Fotografia: Associação de Municípios do Douro e Tâmega

Também poderá gostar de

Escrever um comentário