A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) realizou na passada sexta-feira, 4 de abril, a 15.ª Reunião Ordinária do Conselho Diretivo e a 12.ª Reunião da Assembleia Intermunicipal da instituição. As sessões foram presididas, respetivamente, por Jorge Ricardo, presidente da Câmara Municipal de Amarante, e Manuel Garcez Trindade, presidente da Câmara Municipal de Resende.
Um dos principais pontos abordados foi a submissão da candidatura “Rotas do Norte: Conservação e Salvaguarda do Património da Rota do Românico – Douro e Tâmega” ao aviso “Cultura – Iniciativas Âncora Regionais (Rotas do Norte)”, com um investimento total de 2.856.000 euros.
A candidatura contempla 31 ações de natureza maioritariamente infraestrutural, com foco em trabalhos de empreitada, conservação e restauro, incidindo sobre 14 imóveis localizados nos municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende, todos integrados na Rota do Românico.
Os imóveis em causa foram reconhecidos com o Selo “Rotas do Norte”, na tipologia “Românico a Norte”, atribuído pela CCDR NORTE e pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, no âmbito de uma estratégia de promoção do Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas na Região Norte.
Esta iniciativa integra-se no trabalho continuado da AMDT desde 2010, no domínio da valorização e preservação do património cultural da região do Douro e Tâmega, assumindo novamente o papel de entidade promotora no âmbito do programa NORTE 2030.
Para mais informações sobre a Rota do Românico: https://www.rotadoromanico.com
Mais sobre a AMDT: https://www.amdt.pt
Fotografia: Associação de Municípios do Douro e Tâmega