A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) foi reconhecida com o Selo de Boas Práticas URBACT, atribuído pela União Europeia, pelo projeto UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa.
A distinção foi atribuída durante o URBACT City Festival 2025, que decorreu entre os dias 8 e 10 de abril, em Wrocław, na Polónia, reunindo mais de 600 representantes de cidades europeias com o objetivo de partilhar e valorizar 116 Boas Práticas Urbanas selecionadas pelo programa URBACT.
O projeto UNIDAS foi apontado como modelo de referência com elevado potencial de replicação, tendo como missão o apoio gratuito, confidencial e descentralizado às vítimas de violência doméstica, através de uma abordagem integrada com suporte psicológico, social e jurídico.
De abril de 2021 a dezembro de 2024, a rede acompanhou mais de 2.500 vítimas adultas, registando um aumento de 43,71% nos atendimentos. Em relação a crianças e jovens, foram apoiados mais de 450 casos entre fevereiro de 2022 e dezembro de 2024, o que representa um crescimento de 41,94%.

Portugal foi o país com maior número de candidaturas (45) entre as 249 propostas submetidas a nível europeu. Das 23 boas práticas reconhecidas a nível nacional, estiveram envolvidos 15 municípios, uma freguesia e três comunidades intermunicipais, incluindo a CIM do Tâmega e Sousa.
Durante o evento, diversas cidades de Itália, Bélgica, Roménia, Eslovénia, Eslováquia e Irlanda manifestaram interesse em replicar o modelo UNIDAS nos seus territórios.
O reconhecimento atribuído reforça a importância de respostas colaborativas e intermunicipais no combate à violência doméstica, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas centradas nas necessidades reais das vítimas.
Fotografia: CIM Tâmega e Sousa