Nos dias 8 e 9 de abril, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, em Baião, o Bootcamp de Empreendedorismo, iniciativa organizada pelo CLDS 5G – Novos Contextos, no âmbito do Município de Baião.
O evento envolveu a participação de 27 alunos do 12.º ano do ensino profissional, marcando o encerramento do Programa de Empreendedorismo promovido em colaboração com os Jovens Empreendedores de Amarante.
Durante dois dias, os alunos foram desafiados a desenvolver ideias de negócio com enfoque na inovação, enquanto trabalhavam competências como criatividade, resiliência, comunicação e trabalho em equipa.
O programa contou com a partilha de experiências por parte dos empreendedores Carina Pereira e Márcio Pereira, ambos naturais de Baião, bem como com o apoio de uma consultora empresarial, que orientou os participantes na aplicação do modelo de negócio Canvas, ferramenta estratégica usada na estruturação e planeamento de ideias empresariais.


No final da formação, os grupos apresentaram cinco projetos de negócio a um júri composto por José Lima, vereador dos Assuntos Económicos e da Internacionalização da Câmara Municipal de Baião, Nuno Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, e Manuela Pereira, vice-presidente da Associação Empresarial de Baião.
Esta ação integra-se no Observatório de Acompanhamento, projeto vocacionado para o apoio aos alunos na transição para o ensino superior ou para o mercado de trabalho.
O CLDS 5G – Novos Contextos é financiado pelo Programa Pessoas 2030, no quadro do Portugal 2030, com apoio da União Europeia.
Fotografias: CM de Baião