No passado sábado, 12 de abril, o Auditório Municipal de Resende recebeu um concerto do Orfeão da Universidade do Porto, instituição com mais de um século de atividade ligada à promoção da música coral e à formação artística no meio académico.
O espetáculo foi estruturado em três áreas principais — coral, etnográfica e académica — refletindo as 11 valências que compõem o Orfeão. O programa incluiu atuações do Coro Clássico, do Coro Popular, de grupos de expressão tradicional como os Pauliteiros e Pauliteiras de Miranda e o Cante Alentejano, bem como de formações académicas, nomeadamente a Tuna Universitária do Porto, a Tuna Feminina (TunaF) e o Grupo de Fado Académico.


A apresentação contou também com a participação dos Jograis, grupo que introduziu momentos de interpretação teatral e humorística, acrescentando diversidade à programação.
O Orfeão da Universidade do Porto, fundado em 6 de março de 1912, é considerado uma das instituições culturais emblemáticas da academia portuense. Mais informações sobre o grupo estão disponíveis em: https://www.orfeao.up.pt.