Início » Workshop “Agressores(as): A Outra Face da Violência” decorreu no Auditório Municipal de Baião

Workshop “Agressores(as): A Outra Face da Violência” decorreu no Auditório Municipal de Baião

por admin
Workshop “Agressores(as): A Outra Face da Violência” decorreu no Auditório Municipal de Baião

No passado dia 14 de abril, teve lugar, no Auditório Municipal de Baião, o workshop intitulado “Agressores(as): A Outra Face da Violência”, uma iniciativa promovida pela REDE UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, em colaboração com o Município de Baião.

A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, que dirigiu palavras de boas-vindas aos participantes, sublinhando a importância do tema para a compreensão e intervenção no fenómeno da violência.

O objetivo principal da ação foi sensibilizar para o impacto da intervenção junto de agressores e agressoras, como estratégia de prevenção da reincidência, interrupção do ciclo da violência, proteção das vítimas e promoção da responsabilização e reabilitação dos ofensores.

O painel de oradores contou com a presença de:

  • Ana Lemos, investigadora no CINNEIC – Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
  • Filipa Cardoso, psicóloga responsável pelo PICA – Projeto de Intervenção com Pessoas Agressoras, da Associação A4;
  • Jorge Fraga, coordenador da Equipa da Direção-Geral de Reinserção Social (DGRS) de Aveiro – Santa Maria da Feira;
  • Carla Guerra, técnica superior de reinserção social da mesma equipa.


A moderação esteve a cargo de Rita Matos, coordenadora da DGRS do Porto Este – Penafiel, e António Vilela, coordenador da DGRS do Porto Este – Amarante.

A sessão foi dirigida especialmente aos técnicos das estruturas municipais de apoio à vítima da região, tendo sido também aberta a profissionais das áreas da infância e juventude, saúde, educação, justiça, serviço social, IPSS, associações, e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), entre outros agentes envolvidos no combate à violência doméstica.

Este workshop reforça a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no tratamento da problemática da violência, centrada não apenas na vítima, mas também na intervenção com os ofensores, com vista à redução do fenómeno de forma sustentada.

Fotografias: CM de Baião

Também poderá gostar de

Escrever um comentário