O Centro de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, vai promover, na manhã de 20 de setembro, visitas e oficinas pedagógicas dirigidas a crianças entre os 6 e os 12 anos.
Sob o mote “As Crianças e o Património Arquitetónico”, estas iniciativas integram o programa das Jornadas Europeias do Património 2025 e pretendem sensibilizar o público mais jovem para a importância da arquitetura românica e da preservação do património cultural, através de atividades de caráter lúdico e educativo.
Os participantes terão oportunidade de descobrir imagens e histórias de monumentos da Rota do Românico, construir maquetas e participar na oficina “Postais do Património”, além de explorar as seis salas temáticas do CIR.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser feita no site oficial da Rota do Românico: www.rotadoromanico.com.
Nos dias 20 e 21 de setembro, o acesso ao Centro de Interpretação do Românico e ao Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão (Penafiel), será gratuito.
Atualmente, a Rota do Românico integra 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Fotografias: Rota do Românico