O Centro Cultural de Paredes recebe, a 26 de novembro, a estreia de “A Feira”, nova criação da companhia Astro Fingido, inspirada no clássico “Auto da Feira”, de Gil Vicente (1527). O espetáculo será apresentado no Grande Auditório, com duas sessões: 10h30, dedicada ao público escolar, e 21h30, aberta ao público em geral.
Nesta produção, o público é convidado a revisitar uma feira simbólica onde se transacionam valores, crenças, virtudes e outros elementos que caracterizam a obra vicentina. A companhia assinala, desta forma, a primeira vez que, em 17 anos de atividade, cria um espetáculo a partir de um texto de repertório, com o objetivo de aproximar o teatro das escolas e proporcionar um contacto mais direto com a literatura portuguesa.
A preparação do projeto contou com uma colaboração com a Escola Secundária de Paredes, incluindo a disponibilização de um dossier pedagógico, aulas temáticas e a participação de alunos em cena. A obra aborda temas como a ganância, a hipocrisia e a superficialidade das relações humanas, que permanecem presentes na atualidade.
Os bilhetes têm o custo de 5 euros e podem ser adquiridos através da bilheteira online: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/159741-a_feira-centro_cultural_de_paredes/.

Detalhes da apresentação
Data: 26 de novembro
Local: Centro Cultural de Paredes
Horários: 10h30 (público escolar) e 21h30 (público em geral)
Classificação etária: M/12 anos
Bilhetes: 5€ (bilheteira online disponível no link acima)
Ficha artística e técnica
Direção artística: Ângela Marques, Fernando Moreira
Texto: Gil Vicente
Encenação: Fernando Moreira
Assistência de encenação: Emílio Gomes
Movimento e coreografias: Andrea Gabilondo
Interpretação: Ângela Marques, Emílio Gomes, Joana Teixeira, João Delgado, Lourenço Tiago Araújo
Interpretação (alunos da Escola Secundária de Paredes): Alice Silva, Aliana Moreira, Carlota Matos, Francisco Bártolo, João Feijó, Lara Monteiro, Patrícia Dias
Música: Ricardo Fráguas
Gravação: Vasco Machiavelo
Espaço cénico e figurinos: Manuela Bronze
Cenografia: Josué Maia
Figurinos: Angelina Castro, Lurdes Sobrado, Mónica Melo
Adereços: Manuela Ferreira
Desenho de luz e operação técnica: Nuno Almeida
Sonoplastia: Alberto Lopes
Registo fotográfico: Paulo Pimenta
Registo videográfico: José Guilherme Marques
Design gráfico: Atelier d’Alves
Assistência de direção artística: Jaqueline Figueiredo
Produção: Astro Fingido
A Astro Fingido, associação cultural sediada entre o Porto e Paredes, dedica-se desde 2008 à criação teatral e à formação de públicos, desenvolvendo projetos ligados às comunidades, à memória imaterial e a temáticas sociais.