Início » Governo inicia processo para classificar Livraria Lello como Monumento Nacional

Governo inicia processo para classificar Livraria Lello como Monumento Nacional

por admin
Governo inicia processo para classificar Livraria Lello como Monumento Nacional

No dia em que a Livraria Lello celebrou o seu 120.º aniversário, o Primeiro-Ministro anunciou o avanço do processo para a sua reclassificação como Monumento Nacional. O anúncio foi feito durante as comemorações da data, que se assinalou no passado dia 13 de janeiro, e visa reconhecer o impacto cultural, económico e internacional deste ícone do Porto.

Considerada mundialmente como uma das livrarias mais bonitas, a Lello é hoje um polo ativo de programação cultural e uma plataforma de projeção da literatura portuguesa, atraindo diariamente milhares de visitantes internacionais. O Governo sublinhou que esta decisão reflete a valorização do património cultural como uma responsabilidade pública e o compromisso com a Cultura como pilar da identidade nacional e investimento no futuro.

Para assinalar o aniversário, a Livraria Lello ofereceu entrada gratuita a partir das 13h00 do dia 13 de janeiro, tendo os primeiros 120 visitantes recebido um livro comemorativo. A iniciativa destacou o papel do espaço como um ativo estratégico que preserva a memória, estimula a inovação cultural e contribui para o desenvolvimento socioeconómico.

Fotografia: Rafael Telmo – julho de 1995

Também poderá gostar de

Escrever um comentário