No dia em que a Livraria Lello celebrou o seu 120.º aniversário, o Primeiro-Ministro anunciou o avanço do processo para a sua reclassificação como Monumento Nacional. O anúncio foi feito durante as comemorações da data, que se assinalou no passado dia 13 de janeiro, e visa reconhecer o impacto cultural, económico e internacional deste ícone do Porto.
Considerada mundialmente como uma das livrarias mais bonitas, a Lello é hoje um polo ativo de programação cultural e uma plataforma de projeção da literatura portuguesa, atraindo diariamente milhares de visitantes internacionais. O Governo sublinhou que esta decisão reflete a valorização do património cultural como uma responsabilidade pública e o compromisso com a Cultura como pilar da identidade nacional e investimento no futuro.
Para assinalar o aniversário, a Livraria Lello ofereceu entrada gratuita a partir das 13h00 do dia 13 de janeiro, tendo os primeiros 120 visitantes recebido um livro comemorativo. A iniciativa destacou o papel do espaço como um ativo estratégico que preserva a memória, estimula a inovação cultural e contribui para o desenvolvimento socioeconómico.
Fotografia: Rafael Telmo – julho de 1995