Início » Autárquicas 2025 – Os pontos-chave do debate televisivo sobre o concelho Paços de Ferreira

Autárquicas 2025 – Os pontos-chave do debate televisivo sobre o concelho Paços de Ferreira

por admin
Autárquicas 2025 – Os pontos-chave do debate televisivo sobre o concelho Paços de Ferreira

Debate em Paços de Ferreira: Paulo Ferreira (PS) e Alexandre Costa (PSD) apresentaram diferenças em saneamento, economia, habitação e ação social

O canal Conta Lá transmitiu o debate autárquico em Paços de Ferreira, que contou com a participação de Paulo Ferreira (PS), atual presidente da Câmara, e Alexandre Costa (PSD).

Saneamento – ETAR da Arreigada

  • Paulo Ferreira (PS) defendeu que a solução em curso, financiada pelo Norte 2030 em mais de 20 milhões de euros, resolve um problema estrutural deixado de governos anteriores, sublinhando que a obra está em execução e preparada para responder ao crescimento populacional e empresarial.
  • Alexandre Costa (PSD) criticou a gestão socialista, apontando que uma intervenção anterior de 5 milhões de euros falhou, resultando em desperdício de fundos e num custo adicional que poderá refletir-se em aumentos de tarifa de água no futuro.

Economia e desenvolvimento empresarial

  • PS destacou o crescimento do número de empresas no concelho, o “pleno emprego” e investimentos em curso, incluindo a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia.
  • PSD acusou o executivo de falta de estratégia, referindo a ausência de grandes investimentos externos nos últimos anos e propondo medidas como o voucher de 10.000 euros para jovens empresários e revisão urgente do PDM, em atraso desde 2017.

Habitação

  • PS anunciou a construção de 100 habitações a custos acessíveis, com recurso a fundos comunitários, mas defendeu que a resolução do problema depende de apoios nacionais e europeus.
  • PSD criticou a lentidão do processo e a ausência de programas municipais próprios, defendendo a reabilitação de cerca de 1.500 imóveis devolutos para arrendamento acessível e políticas locais mais ativas.

Área social

  • PS sublinhou medidas universais como as refeições escolares gratuitas até ao 12.º ano, os cheques bebé e a criação de creches municipais gratuitas, apresentando Paços de Ferreira como “único concelho do país” a garantir vaga a todas as crianças.
  • PSD contestou a exclusividade desse mérito, referindo que a rede escolar e várias creches resultam de investimento anterior e defendendo o reforço das parcerias com IPSS para expandir respostas sociais.

Imagem: Conta Lá

Este artigo não pretende emitir opinião apenas fazer um resumo através de ferramentas IA.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário