Álvaro Santos foi eleito na passada segunda-feira, 12 de janeiro, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), com 56,11% dos votos. O candidato, indicado pelo PSD com o apoio do PS, obteve 2.204 votos num colégio eleitoral de 3.928 membros.
Esta eleição foi a única entre as cinco regiões do país a contar com dois candidatos, após a apresentação de uma candidatura independente de António Cunha, proposta por membros do próprio colégio eleitoral. O processo seguiu um acordo nacional entre PS e PSD que determinou a partilha das nomeações: o partido mais representado nas autarquias de cada região escolheria o presidente e um vice-presidente, cabendo ao Governo central nomear os restantes cinco membros do conselho diretor. Pelo acordo, o PSD ficou com a escolha no Norte e Centro, e o PS nas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve.
A vitória de Álvaro Santos, com maioria absoluta, concretiza o modelo de partilha política acordado entre os dois maiores partidos, que tinha sido contestado por vários autarcas.
Fotografia: CM de VN de Gaia