O Núcleo de Investigação de Crimes Ambientais (NICCOA) do SEPNA/GNR do Porto constituiu arguido, no passado dia 20 de janeiro, um homem de 57 anos por crimes de maus-tratos a animais de companhia, no concelho de Penafiel. Durante uma operação policial que cumpriu um mandado de busca a um estabelecimento comercial, foram resgatados 124 animais e apreendidos medicamentos e produtos veterinários ilegais.
Entre os animais resgatados contam-se 104 animais exóticos protegidos pela Convenção CITES (45 ratos, dragões-barbados, iguanas, tartarugas, cobras, entre outros), 16 cães e 4 gatos. Foram também apreendidos mais de 1.800 produtos alimentares e de ração (muitos fora de validade) e 138 medicamentos veterinários sem autorização. As aves foram entregues ao Parque Biológico de Gaia e os mamíferos ao CROA de Penafiel e a associações zoófilas.
A ASAE aplicou uma medida cautelar de interdição temporária da venda de animais no local, devido a graves falhas de condições higio-sanitárias que punham em risco a saúde pública. A ação contou com o apoio de várias entidades, incluindo o ICNF e a autoridade veterinária municipal, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Penafiel.

Fotografia de capa: Freepik (fotografia meramente ilustrativa)