Início » Presidente da ANAM defende debate “inevitável” sobre reforma do poder local

Presidente da ANAM defende debate “inevitável” sobre reforma do poder local

por admin
Presidente da ANAM defende debate "inevitável" sobre reforma do poder local

Fernando Santos Pereira sublinhou, no arranque de um ciclo de conferências em Lisboa, a necessidade de discutir a arquitetura autárquica, incluindo o modelo eleitoral, a meio século da sua consagração constitucional.

O presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), Fernando Santos Pereira, defendeu esta terça-feira que um debate nacional sobre a reforma do poder local é “necessário e inevitável”. A afirmação foi feita na sessão de abertura de um ciclo de quatro conferências dedicado à “Arquitetura do Poder Local”, que decorreu na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).

A iniciativa surge num contexto político em que o Governo admitiu revisitar a Lei Eleitoral Autárquica, a Lei das Finanças Locais e o Estatuto dos Eleitos Locais. Para Pereira, passados 50 anos da consagração constitucional do poder local democrático, é tempo de um debate plural que “não ponha em causa a vontade popular, nem a robustez e a grandeza do poder local”.

O debate colocou visões divergentes em confronto. Jorge Lacão, presidente da AEDAR, defendeu a criação de uma lista única para o município como forma de garantir maior estabilidade governativa. Em oposição, o ex-deputado José Ribeiro e Castro argumentou a favor da manutenção do atual sistema de duas listas separadas (para câmara e assembleia municipal), considerando que tem funcionado com estabilidade. Foram ainda levantadas questões sobre a monocor dos executivos e sobre se as assembleias municipais devem ter, na prática, o poder de destituição previsto na Constituição.

A sessão, moderada por Susana Amador, presidente da Assembleia Municipal de Loures, contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local, Silvério Regalado, e de figuras como o constitucionalista Jorge Miranda. Além da plateia presencial, registaram-se mais de 150 participantes online.

O ciclo de conferências da ANAM prossegue a 6 de março na Universidade do Algarve, seguindo depois para Coimbra e para a Universidade do Minho, com o objetivo de alimentar uma reflexão alargada sobre o futuro da governação local em Portugal, numa altura de possíveis mudanças legislativas.

Fotografia: ANAM

Também poderá gostar de

Escrever um comentário