Início » CIM do Tâmega e Sousa apresenta resultados do trabalho de investigação da UTAD para combater a vespa asiática

CIM do Tâmega e Sousa apresenta resultados do trabalho de investigação da UTAD para combater a vespa asiática

por Beatriz Leite
CIM do Tâmega e Sousa apresenta resultados do trabalho de investigação da UTAD para combater a vespa asiática

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa apresenta, na próxima sexta-feira, no Mosteiro de Ancede, em Baião, os resultados da investigação desenvolvida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Duro (UTAD), para o desenvolvimento de um composto biológico específico – biocida – para o combate à vespa asiática.

A apresentação dos resultados vai estar a cargo de José Aranha, professor da UTAD e responsável pela investigação, que resultou de uma parceria firmada, em 2021, entre as duas entidades, com o objetivo de contribuir para o controlo da vespa velutina, espécie exótica e particularmente concentrada no território do Douro, Tâmega e Sousa.

Na sequência da investigação, a CIM do Tâmega e Sousa diz ter procedido à aquisição, para os 11 municípios que a integram, de equipamento de inativação de ninhos da vespa velutina com o tal biocida desenvolvido pela UTAD.

Nesse sentido, a sessão contar contará também com a participação do presidente da Associação de Modelismo do Centro de Portugal (AMCP), entidade fornecedora do equipamento.

O papel dos apicultores no controlo e combate a esta espécie invasora será também um dos aspetos abordados nesta conferência, segundo aquela comunidade intermunicipal.

Dirigido a investigadores, agentes da proteção civil, apicultores e a todos aqueles que tenham interesse na temática, a participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário