Início » INQUIETAR discutiu em Amarante os desafios da Inteligência Artificial

INQUIETAR discutiu em Amarante os desafios da Inteligência Artificial

por admin
INQUIETAR discutiu em Amarante os desafios da Inteligência Artificial

Conferência “INQUIETAR – o Cerne da Educação” regressa em 2025 para debater Alterações Climáticas: Migrações

Mais de 250 pessoas participaram na segunda edição da conferência INQUIETAR – o cerne da educação que esta sexta-feira e sábado – 5 e 6 de abril – discutiu os desafios da Inteligência Artificial, no Amarante Cine-Teatro. 

Questões como “Quais são os potenciais impactos da Inteligência Artificial na relação entre professores e alunos, e como podemos manter a componente humana e relacional essencial no ambiente de aprendizagem? Como podemos assegurar que a integração da Inteligência Artificial no processo educativo respeita e promove as características individuais e as necessidades específicas dos alunos? Quais são os desafios éticos e legais que surgem com o uso da Inteligência Artificial no ensino, especialmente no que diz respeito à proteção de dados dos alunos e à responsabilidade por eventuais decisões automatizadas?” – foram abordadas no decorrer desta conferência. 

“No próximo ano cá estaremos para vos inquietar com o tema: Alterações Climáticas: Migrações” – anunciou o vereador Adriano Santos, com o pelouro da Educação que sublinhou ainda o sucesso desta iniciativa que atraiu mais de duzentas e cinquenta pessoas a Amarante. O vereador referiu ainda que “é importante para o Município ajudar a debater temas essenciais na nossa sociedade, garantindo o acesso à educação equitativa”.

Independentemente dos avanços tecnológicos e de inovação o papel do professor será sempre insubstituível – é uma das principais conclusões a extrair deste encontro onde todos os oradores foram unânimes quanto à necessidade de averiguar a veracidade da informação fornecida pela Inteligência Artificial. Incutir nos jovens pensamento crítico é outra das principais ideias trazidas para o debate, cabendo à escola a função de preparar as gerações para utilizar a Inteligência Artificial de forma criativa, eficaz e ética.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário