O processo de classificação da Serra da Aboboreira enquanto paisagem protegida regional vai ser dado por concluído esta quinta-feira de manhã, em Baião, com a aprovação da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) do novo estatuto.
De forma a oficializar o projeto, o município de Baião vai ainda receber, durante a tarde, um seminário global, sob o tema “Gestão ativa do património natural da Serra da Aboboreira”, que terá lugar no Auditório Municipal.
Com início previsto para as 14h00, o seminário irá contar com a presença de várias personalidades, entre elas o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.
Para Cristina Vieira, presidente do Conselho Diretivo da AMDT, o dia ficará “marcado na história da região, afinal trata-se da valorização do seu património natural e cultural”.
“É bastante gratificante perceber que a Serra da Aboboreira vai finalmente receber o estatuto que lhe é devido e que serão várias e significativamente positivas as consequências que decorrerão desta aprovação”, acrescenta ainda a também presidente de Câmara do Marco de Canaveses.
A participação no seminário está sujeita a inscrição prévia obrigatória, sendo os lugares limitados à capacidade do espaço.
A Serra da Aboboreira ocupa os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.
A imagem de destaque constava nos arquivos da Vale do Sousa TV